Projeto “Reaprendendo o Mundo” forma 20 monitores para multiplicar a inclusão digital de pessoas idosas.

No dia 26 de março, o auditório do IADVH foi palco de um momento fundamental para o fortalecimento do projeto “Reaprendendo o Mundo: Educação Digital para Pessoas Idosas” — a formação de 20 monitores voluntários, que atuarão como multiplicadores junto aos participantes das oficinas.

A formação foi conduzida pelo Prof. Dr. Paulo Ribeiro, do curso de Engenharia da Computação da UFMA, e por Max Caldas, coordenador de tecnologia do IADVH. A atividade abordou tanto aspectos técnicos da educação digital quanto estratégias pedagógicas e de acolhimento, essenciais para lidar com os desafios e singularidades do processo de aprendizagem das pessoas idosas.

O objetivo da formação é capacitar jovens e profissionais da comunidade a contribuírem diretamente no projeto, oferecendo suporte individualizado e contínuo aos 35 idosos beneficiados.

“Ser monitor não é só ensinar a usar um celular. É mediar encontros entre gerações, é promover autonomia e respeito a quem tem muito a nos ensinar também”, destacou o professor Paulo Ribeiro.

“Essa troca entre tecnologia e humanidade é o que dá sentido ao nosso trabalho. A formação de monitores é um pilar estratégico do projeto”, afirmou Max Caldas.

O projeto é realizado pelo IADVH, por meio do movimento Amigos da Pessoa Idosa, com o apoio do Instituto Equatorial, por meio do Edital Diálogos, e busca promover uma verdadeira transformação na vida de pessoas idosas por meio do acesso ao mundo digital, com segurança, acolhimento e autonomia.

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