Pessoas idosas aprendem a usar aplicativos essenciais em nova etapa do projeto “Reaprendendo o Mundo”.

Nos dias 16 e 26 de abril, o projeto “Reaprendendo o Mundo: Educação Digital para Pessoas Idosas”, realizado pelo IADVH, por meio do movimento Amigos da Pessoa Idosa e com apoio do Instituto Equatorial, promoveu a oficina em dois módulos sobre o uso de aplicativos essenciais no dia a dia.

A atividade teve como foco ensinar as pessoas idosas a acessarem e utilizarem ferramentas digitais fundamentais para o exercício da cidadania, como os aplicativos gov.br, Meu INSS, Moovit, entre outros.

No primeiro módulo, realizado no dia 16 de abril, a oficina foi conduzida pela professora voluntária Jaynar Matos, que orientou os participantes na criação e recuperação de senhas, navegação segura e consulta de benefícios. Já no segundo módulo, no dia 26 de abril, o professor voluntário Werllon Santos deu continuidade à formação, reforçando o uso prático dos aplicativos e esclarecendo dúvidas recorrentes.

“Muita gente achava que nunca conseguiria mexer nesses aplicativos. Hoje, elas mesmas acessam seus benefícios e informações importantes com autonomia. É emocionante ver esse avanço”, destacou Jaynar Matos, que participou com entusiasmo da formação.

“A tecnologia precisa ser uma aliada da cidadania, e é isso que estamos construindo aqui: conhecimento que gera liberdade e segurança”, afirmou o professor Werllon Santos, que também doou seu tempo voluntariamente ao projeto.

A oficina foi mais um passo importante na jornada de inclusão digital das 35 pessoas idosas contempladas pelo projeto. A cada encontro, o grupo avança em habilidades práticas que transformam o cotidiano e promovem mais autonomia, autoestima e proteção contra golpes e fraudes.

Essa ação integra o cronograma do projeto contemplado pelo Edital Diálogos do Instituto Equatorial, reforçando o compromisso com uma inclusão digital humanizada, acessível e transformadora.

Compartilhe:

Veja mais: