Café Digital promove escuta, acolhimento e conexões no projeto “Reaprendendo o Mundo”.

No dia 17 de maio, a Associação de Moradores da Vila 7 de Setembro, em São Luís, foi palco de uma manhã especial: o Café Digital, um encontro promovido pelo projeto “Reaprendendo o Mundo: Educação Digital para Pessoas Idosas”, desenvolvido pelo Instituto IADVH em parceria com o Movimento Amigos da Pessoa Idosa.

O evento teve como objetivo oferecer suporte psicológico e acolher as demandas psicossociais dos participantes do projeto, reconhecendo que a inclusão digital também passa pelo cuidado com a saúde emocional, a escuta ativa e o fortalecimento dos vínculos.

Com um ambiente leve, acolhedor e afetivo, o Café Digital foi um espaço de troca onde os beneficiários puderam compartilhar suas experiências nas oficinas, os desafios enfrentados no uso das tecnologias e os sentimentos despertados ao aprender algo novo — muitos deles pela primeira vez.

“Foi um momento bonito de escuta e conexão. Percebemos o quanto aprender a usar o celular vai além da técnica — é sobre autonomia, segurança, autoestima e pertencimento” — destacou Katy Silva, executiva de responsabilidade social e coordenadora do projeto.

A atividade reforçou a abordagem integral do projeto, que une educação digital e cuidado humano, fortalecendo a rede de apoio às pessoas idosas e garantindo que o letramento digital seja uma experiência transformadora em todas as dimensões da vida.

O projeto é realizado pelo IADVH, por meio do movimento Amigos da Pessoa Idosa, com apoio do Instituto Equatorial, por meio do Edital Diálogos — reafirmando o compromisso com iniciativas que promovem inclusão, cidadania e respeito às pessoas idosas.

Compartilhe:

Veja mais: